Descrição do Artista

Ederson Urias

Ederson Urias pertence à nova geração de pianistas brasileiros e tem se apresentado com frequência no país e no exterior, atuando em festivais como o de Campos do Jordão (Brasil), Wiener Musikseminar (Áustria), Brache Musiktage (Alemanha), Les Nuits Pianistiques (França), Rencontres Musicales du Mont-Doré (França) e da Villa Medici Giulini (Itália).

Obteve o 3º lugar no Concurso Internacional de Brest 2011 (França) e foi premiado em vários concursos brasileiros, destacando-se o Furnas/Museu Villa-Lobos, Eleazar de Carvalho, Maria Teresa Madeira e Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da UEMG. Atuou como solista da orquestra do programa “Prelúdio” da TV Cultura de São Paulo, sob a regência de Júlio Medaglia, e das orquestras de câmara OPUS e da UEMG.

Recentemente, recebeu bolsas da Secretaria de Cultura de Minas Gerais e do Ministério da Cultural Brasileiro para participar do Ateliê Musical da pianista Cristina Ortiz em Bordeaux (França), do curso de aperfeiçoamento com Paul Badura-Skoda na Villa Médici em Milão (Itália) e do Concurso Internacional de Wernigerode (Alemanha), sendo o único candidato latino-americano nesta competição.

Natural de Belo Horizonte, aos 17 anos obteve o 1o lugar geral entre os mais de 30 mil candidatos ao vestibular da UEMG e aos 22 anos já havia concluído dois bacharelados: Música pela UEMG (2004) e Engenharia Química pela UFMG (2005). É mestre em Musicologia pela USP (2010) e entre os seus professores estão nomes como Daniel Burlet, Eduardo Hazan, Robério Molinari e Tânia Cançado. Atua também como produtor cultural e é o diretor da Virtuosi Produções, empresa responsável pela produção do “Pianofest – Festival Internacional de Belo Horizonte” e do “Movimento Violão”.

SITE | YOUTUBE