Descrição do Artista

Guilherme Andreas

O premiado flautista Guilherme Andreas iniciou seus estudos na Universidade de Brasília, com a professora Beatriz Magalhães Castro, e antes de concluir a graduação foi aprovado para o quadro de sargentos músicos do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Mudou-se então para o Rio de Janeiro, e finalizou o bacharelado em Flauta no Conservatório Brasileiro de Música, sob a orientação de Odette Ernest Dias. Na mesma instituição, se pós-graduou em Música de Câmara, junto à David Chew. Durante o curso, também fez aulas com Cláudia Ribeiro do Nascimento da Orquestra Sinfônica de São Paulo, e Michel Bellavance do Conservatório de Genebra. Atualmente, ele cursa o Graduate Diploma no renomado Peabody Conservatory, junto à Emily Skala – flautista principal da Baltimore Symphony.

Vencedor de diversos prêmios, dentre eles o Jovens Solistas do Festival Eleazar de Carvalho em 2013, foi um dos finalistas do Programa Prelúdio da TV Cultura em 2014. Graças ao talento, foi agraciado com bolsa integral para o Mestrado em Flauta transversal concedida pelo Concurso Jovens Músicos no Museu em parceria com a James Madison University, nos Estados Unidos.  Na instituição, conquistou o James Madison University Concert Competition e, em Washington, o Masterclass Competition da Flute Society.  Além disso, recebeu a medalha Sargento Borges, concedida ao primeiro lugar do Curso de Sargentos Músicos da Marinha do Brasil.

 Guilherme Andreas é solista da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais e ao longo da carreira militar teve a oportunidade de se apresentar em importantes salas de concerto brasileiras, dentre elas, o Teatro Nacional Cláudio Santoro, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e o Teatro da paz em Belém do Pará. Como camerista, integrou o Trio Gaubert, junto à pianista Maria Luísa Lundberg e o violoncelista Daniel Salles. Solo, o musicista interpretou diversas obras inéditas para flauta de compositores cariocas como Alexandre Schubert, Azael Neto e Cadu Verdan.

Como músico executante, participou de masterclasses de nomes importantes como Danilo Mezzadri, Lucas Robatto, Alenka Zupan, Wendy Rolfe, e Titus Cartechini. Recentemente, ministrou uma palestra na 2016 Global Brazil Conference, na Duke University,  e foi convidado para a temporada de Concertos da New England Symphonic Ensemble, no Carnegie Hall, em Nova York.

SITE | YOUTUBE